quinta-feira, 7 de março de 2013


Pilates é papo de homem também

February 28th, 2013 by Revista PilatesNenhum comentário »
STOTT PILATES® photography © Merrithew Corporation
Corpo musculoso, barriga de tanquinho, braços fortes. Este é o objetivo principal de praticamente todos os homens que seguem um programa de musculação. E se você perguntar se eles trocariam o treino de força por outra atividade que oferece os mesmos benefícios, certamente a resposta seria não.
Muitos rapazes acreditam que rotinas de exercícios mais leves são para as mulheres, como corrida em esteira, aulas de ginástica com bolas, halteres pequenos e também o Pilates. Os homens, geralmente, têm a ideia de que o treino tem que ser puxado para garantir músculos de aço. Isso é um grande erro. Até porque o Pilates, por exemplo, pode ser tão pesado e duro como qualquer treinamento de força que você já tentou.
Apesar de o Pilates ser mais aceito por mulheres, a técnica foi desenvolvida por um homem – Joseph Pilates, na Alemanha – inicialmente para atender aos requisitos de formação para um público masculino. O método aumenta a força e o alongamento, trabalhando todos os grupos musculares, o que resulta num desenvolvimento equilibrado sem sobrecargas desnecessárias e indesejada. Ou seja, vai contra a tendência masculina de exercitar apenas alguns grupos musculares específicos.
O repertório de Pilates é amplo e diversificado, e desafia a musculatura dos homens, pois não promove somente a força, mas também o controle, flexibilidade e equilíbrio do corpo. A prática dá bastante ênfase ao fortalecimento dos músculos abdominais, criando um núcleo extremamente definido – caminho certo para a barriga de tanquinho.
Em virtude desses aspectos, o número de praticantes de Pilates vem crescendo a cada dia em nível global. Entre os benefícios de sua prática podemos citar:
  • Desenvolvimento de um corpo forte e flexível, sempre exigindo o máximo controle dos músculos
  • Aumento da capacidade de respiração
  • Melhoria da circulação sanguínea
  • Desenvolvimento de músculos abdominais fortes
  • Melhoria da qualidade de vida e desempenho esportivo
  • Prevenção de lesões e eliminação da dor
  • Recuperação de alguns problemas musculares causados por sobrecarga
  • Melhor percepção do corpo e da mente
  • Redução de estresse
  • Melhoria da consciência corporal e coordenação motora
O assistente financeiro João Guilherme Zurita Hannud, de 23 anos, já praticou musculação e Pilates e afirma que o método alemão ajuda a fortalecer os músculos naturalmente, sem o mesmo impacto que a primeira atividade. Ele diz ainda que não teve receio em praticar Pilates porque os pais já faziam aulas antes dele. “Pode até ser que alguns homens tenham preconceito, mas provavelmente porque nunca experimentaram o método”, opina o jovem.
prática tem se difundido cada vez mais rápido entre os atletas do sexo masculino pelo impacto positivo na execução dos exercícios intrínsecos a cada modalidade. Além disso, um grande número de atletas de vários esportes perceberam a eficácia do Pilates também na prevenção de lesões, recuperação e fortalecimento de todo o corpo.
A dica para os homens que querem atingir o objetivo citado no início deste post: dieta equilibrada, atividade aeróbica pelo menos três vezes por semana e Pilates são a combinação perfeita para ter uma barriga de tanquinho esbanjando saúde.

segunda-feira, 30 de abril de 2012


Curiosidade: Quem criou a bola utilizada hoje no Pilates?

April 20th, 2012 by Revista PilatesNenhum comentário »
Seu nome é Aquilino Cosani, nascido em 1924 na Romênia. Aquilino estudou engenharia, na Itália de onde seguiu para Milão e trabalhou na fábrica da Pirelli – onde se produzia produtos de borracha. Intensificou seus conhecimentos e, com a ajuda de um amigo, começou a fazer Pinóquios e animais de borracha no porão de sua casa. Com o crescimento da produção, passou a exportar para outras partes da Europa. Nessa fase, sua linha havia expandido e adicionadas as bolas de praia.
Por volta de 1963,  um pedido incomum  foi feito à um dos distribuidores de Aquilino – a criação de uma bola grande e forte o suficiente para que pacientes utilizassem na recuperação de graves cirurgias. O pedido foi feito pela Dra. Susane Klein-Vogelbach, terapeuta e primeira a usar as bolas em adultos com problemas ortopédicos e posturais.
Hoje,  as bolas são utilizadas com total eficiência tanto no Pilates, na fisioterapia e no fitness.
STOTT PILATES® photography © Merrithew Corporation

Gargalhadas contra a dor

April 26th, 2012 by Revista PilatesNenhum comentário »
Estudos que saíram do forno mostram que o ditado é velho, mas funciona como se fosse a última novidade da ciência:rir (ainda) é o melhor remédio.
Um estudo da Universidade de Oxford, na Inglaterra, atesta que a risada aumenta a tolerância à dor. Um primeiro grupo de voluntários assistiu a vídeos cômicos, enquanto outra metade dos participantes viu programas bem chatos. Após a sessão, os especialistas provocaram sensações dolorosas nas duas plateias. Aqueles que deramgargalhadas puderam suportar até 10% mais dor do que os clinicamente entediados.
“O humor é capaz de diminuir as dores devido à liberação de endorfina”, acredita Robin Dunbar, autor do experimento e diretor do Instituto de Antropologia Cognitiva e Evolutiva da Universidade de Oxford. A endorfina é um hormônio que gera euforia, atenuando o incômodo físico e o estresse psicológico. A pesquisa inglesa mostra ainda que existem risadas e risadas em relação à química do bem-estar. “O riso relaxado e social é o único que funciona. Já o polido, que soltamos por educação, não tem efeito nenhum”, sinaliza Dunbar.
A antropóloga Mirian Goldenberg, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, observa: “A risada é uma chave para a intimidade, contato físico e emocional”. Ou seja, rir nos aproxima. Mirian destaca a importância do humor para uma boa qualidade de vida. “Ele é um meio de comunicação, que provoca um verdadeiro prazer físico e mental.”
Especialistas da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, desvendaram outro elo, dessa vez entre as gargalhadas e o aumento do calibre dos vasos sanguíneos. Os voluntários tiveram que assistir a dois filmes, um violento e outro de comédia. Os cientistas perceberam que o fluxo de sangue crescia 22% nas risadas e diminuía 35% durante as cenas de tensão. Por isso, Michael Miller, autor da pesquisa e diretor do Centro de Cardiologia Preventiva da universidade americana, sugere uma dose diária de risadas. “Para obter o melhor efeito para o coração, devemos rir até chorar”, diz o especialista. A cardiologista Patrícia Oliveira, do Instituto do Coração de São Paulo, finaliza: “Quando os vasos ficam dilatados, a pressão cai e há uma diminuição de outros fatores por trás do risco de doenças cardiovasculares”. O peito vai bater de alegria.
 
Para rir à toa
Indicada para todas as idades, a risoterapia ganha cada vez mais adeptos como uma maneira de superar problemas e encarar o mundo sob uma nova perspectiva. “Nós nos baseamos na risada das crianças. Os pequenos riem com o corpo, e não por meio do intelecto”, conta Mari Tereza, uma das fundadoras do Clube da Gargalhada, em Belo Horizonte (MG), grupo pioneiro na América Latina. O riso é induzido por meio de exercícios respiratórios, sons, mímicas e, principalmente, contato olho a olho. Em três meses, o indivíduo já começa a sentir os resultados do bom humor.
fonte: saude.abril.com.br
Foto: papeltinteiroedesatinos.wordpress.com

domingo, 9 de outubro de 2011

A força do Pilates na revista "Isto É"!

Pessoal, vejam esta excelente matéria sobre pilates na Isto É! Ficou com vontade? Marquem uma aula experimental na ATIVIDA!

A força do pilates

O método começa a ser indicado por médicos e ganha espaço dentro dos hospitais para auxiliar na recuperação de males como dor, câncer e doenças neurológicas

Por Rachel Costa







Matéria completa em:

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

CONHECENDO O MÉTODO!!!

      

             O método Pilates é um sistema de atividade física, elaborado por Joseph Pilates em 1920, que permite um perfeito equilíbrio entre mente e corpo.
       As pessoas treinadas por este método adquirem uma melhor postura, músculos alongados, fortalecidos, flexíveis e saudáveis. Além disso, traz como benefícios a melhora da concentração, coordenação motora, consciência corporal e bem-estar.

Venha conhecer o Pilates!! Marque uma aula experimental  Grátis!!!
Fisioterapeuta Sheila Jorge 
Tel: (19) 91370747

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Marque uma aula experimental!!

O ATIVIDA fica na Rua Nossa Senhora Auxiliadora, 304, Nova Paulínia, Paulínia-SP.
Marque sua aula experimental, vicie em bem estar, saúde, qualidade de vida e faça as pazes com o espelho!
Tel:(19)91370747-Fisioterapeuta - Sheila Jorge
(19)81393532-Personal Trainer - Daniel Jorge

Um novo conceito de saúde em Paulínia

Agora em Paulínia, um studio que vai inovar o conceito de treinamento corporal.
O ATIVIDA reune as mais novas e eficazes técnicas de treinamento, juntando em apenas um lugar Personal Trainer, Pilates, Treinamento Funcional, RPG e Fisioterapia.
Agora, viver melhor, só depende de você!